segunda-feira, janeiro 17, 2011

Sexto dia de buscas na Região Serrana do Rio

Catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro já é considerada a maior tragédia climática do país. O número de mortes já chega a 642 e o governador Sérgio Cabral decretou estado de calamidade pública para sete cidades da região.

Em Nova Friburgo
totalizou 296 vítimas, em Teresópolis já são 269 e em Petrópolis 56 mortos. A prefeitura de Sumidouro, outra cidade da região, contabilizou 19 vítimas. São José do Vale do Rio Preto, cidade próxima registrou 2 mortes.

Previsão de mais chuva para essa segunda-feira.

“... É perceptível e notório que essa tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro não escolheu classe social. As chuvas não atingiram apenas aquelas comunidades pobres nas encostas dos rios nem muito menos moradias ilegais ou casa já desapropriada pela prefeitura. O temporal varreu toda uma região, parte dela turística, com seus hotéis fazenda, seus campos de golfe, aras, entre outros. Levou casas populares também, mas não se usou da seleção natural que é feita pelos governos onde só importa quem traz voto, quem tem influencia, quem tem poder.

Toda aquela promessa que sempre ouvimos de que o governo vai fazer o assentamento das famílias, dragagem dos rios, construção de casas populares nunca saiu do papel porque sempre quem morre nessas tragédias é o povo pobre. Não estou querendo levantar a bandeira da luta armada, discursos comunistas ou de falso proletariado, não. O que estou tentado dizer é: com os números dessa tragédia todas as obras engavetadas e projetos empoeirados, ao longo dos anos, agora serão executados.

1º - Estará todo mundo de olho: Imprensa, população, ONGs, sobreviventes da tragédia;

2º - A comoção dos governos e o oportunismo dos políticos aceleraram o processo. É a chance para muitos se aproveitarem da desgraça;

3º - Terá o empenho da Presidente Dilma em querer mostrar serviço logo cedo;

4º - A quantidade de pessoas influentes atingidas pela tragédia.

Vamos ver se alguma coisa muda. Que o ocorrido na Região Serrana do Rio toque o coração de todos os governantes e políticos de nosso país e toque também os nossos corações. Quem sabe com isso nós passemos a exercer mais a nossa cidadania.Vamos cobrar para que nós não sejamos os próximos...”


Fonte: G1.com

Nenhum comentário: