quinta-feira, setembro 03, 2009

Golpe de Estado na Colômbia

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, consegue aprovação do congresso para realizar uma consulta popular sobre a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato.

Uribe, que foi eleito em 2002, conseguiu através de uma emenda constitucional se reeleger em 2006. Atualmente seu governo possui quase 70% de aprovação popular.

Seguindo os exemplos de seus hernamos Hugo Chavez (VEN) e Rafael Correa (EQU), Uribe tentar se utilizar dos recursos da democracia para trazer de volta o fantasma das ditaduras e dos governos totalitários. O caso lembra bem o período de trevas em que a América Latina esteve mergulhada, quando alguns países eram comandados por governos ditatoriais e tiranos.


Por trás desse fato ainda estão os Estados Unidos, que fecharam um acordo com a Colombia para instalação de bases militares americanas no país. O Tio Sam alega que o tratado é uma cooperação entre os dois governos para o combate às guerrilhas e ao narcotráfico. Esse fato já causou um desconforto entre as nações vizinhas no encontro da Unasul realizado nesta última sexta-feira na Argentina.

As eleições colombianas acontecem em 2010...

...

Segundo nosso velho Caetano Veloso...

“... Será que nunca faremos senão confirmar
A incompetência da América católica
Que sempre precisará de ridículos tiranos
...
...
Enquanto os homens exercem seus podres poderes
...”

Nenhum comentário: