terça-feira, setembro 08, 2009

Rafale neles Brasil!!!

Após as recentes derrotas para França em copas do mundo (1998 e 2006), nossos franco-irmãos levam vantagem sobre o Brasil mais uma vez. Em uma disputa que envolvia Estados Unidos, Suécia e França para venda de aviões de combate ao Brasil, os azulzinhos saíram na frente. Allez les Bleus!!!




Após um namoro entre os dois países, suficiente para causar ciúmes em Carla Bruni, Nicolas Sarkozy ofereceu mais vantagens ao governo brasileiro e ganhou de lambuja. Em troca das 36 aeronaves pretendidas pelo Brasil, a França ofereceu transferência de tecnologia, apoio ao Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas e a candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. A França ainda se comprometeu a comprar 10 aeronaves da Embraer para o transporte de tropas francesas. Nem só de vinho e queijo vive a França. Agora também tem os Rafales.

Como justificativa, Lula alega estar defendendo nossos interesses com relação a Floresta Amazônica e ao Pré-Sal.



Notas:

O acordo gira em torno de R$ 24,1 bilhões;

Além dos caças franceses, entram no acordo a compra de 50 helicópteros de transporte, a construção de 4 submarinos convencionais e 1 nuclear;

As outras empresas envolvida eram a americana Boeing com o F-18 Super Hornet e a sueca Saab com o caça Gripen;

Segundo os jornais oposicionistas franceses o acordo vai salvar a fabricante dos caças, a Dassault Aviation que corria o risco de fechar.


Nenhum comentário: