quinta-feira, junho 25, 2009

A muralha Sarney

Charge: Pérolas Políticas


Artigo parcialmente transcrito do site http://www.imil.org.br/ da coluna de Roberto DaMatta um dois maiores pensadores de nossa história e um dos mais ilustres antropólogos brasileiros.

Coluna em pedaços: o problema da pessoa comum no Brasil

"...O discurso de Sarney estarrece pela dissociação entre o orador e a instituição que preside. A crise é do Senado, não é dele, Como, se ele é senador e presidente? A esquizofrenia impede responsabilização e justifica as hipocrisias. Não dá mais para pensar que uma coisa é a lei e outra é a policia ou quem cometeu o crime. Ou as regras produzem efeitos ou elas não têm valor. É o zelo pelas normas que garante a legitimidade institucional.

Um Lula-presidente percebeu o problema. Quando metalúrgico, denunciava mais portentosamente do que os jornais; como presidente e pessoa incomum e com “biografia”, acusa a mídia. A perspectiva hierárquica está convencida que ninguém pode se orgulhar de ser uma pessoa comum — esse ponto crucial das democracias liberais e do republicanismo. Eis um belo exemplo de como conceito igualitário de cidadania é reinterpretado hierarquicamente pelo senador e pelo presidente quando observam que, dependendo da “biografia”, o sujeito está isento de dar satisfações e de ser cobrado pelo que deve ao país que lhe paga o ordenado e mordomias.

Há uma ética para o cargo e outra para a pessoa que o ocupa. Os cargos criam aristocracias ou “castas”... ”

......

Ribamar “Sangue Azul” Sarney está acima do bem e o mal, pelo menos é o que demonstra em suas miraculosas atitudes. Legisla em causa própria, cria cargos a torto e a direita, inclui parentes na folha salarial do senado, se utiliza do cargo para exercer influência, enfim, atos que qualquer estagiário de direito classificaria como criminal.

Sarney não poderia fazer como o paladino Roberto Jeferson que no momento em que se sentiu acuado saiu falando pelos cotovelos?!? Será que isso resolveria? Sair como mártir da incompreensão brasileira? “Foi tudo por uma boa causa”, diria ele.

Não. Acho que não ia dar em nada...

Veja Roberto Jeferson que fim levou? Continua presidente do PTB.

E o José Roberto Arruda? Governador do Distrito Federal.

E o Renan? Continua como senador.

E o Antonio Palocci? Suspeitam que possa vir candidato a presidência da república caso a saúde de Dilma Roussef piore.

E o caseiro de Palocci que teve seu sigilo bancário violado? Arrependido por ter falado a verdade.

Enfim:

...Como se não bastasse, Nada mais resta...

Nenhum comentário: