terça-feira, junho 30, 2009

Brasil registra a primeira vítima do H1N1

O primeiro caso de morte da gripe H1N1 no Brasil ocorreu no Rio Grande do Sul. O caso foi registrado na cidade de Passo Fundo neste último domingo (28/jun). A vítima? Um caminhoneiro de Erechim (RS) que estava a sete dias na Argentina, este chegou ao Brasil apresentando os sintomas da doença.

Entendo que até o momento o governo vem tomando atitudes apáticas e questionáveis com relação ao surto do vírus influenza A. Mesmo com o crescimento dos casos da gripe na Argentina o ministro da saúde, José Gomes Temporão, continua com o mesmo discurso de sempre: dizendo que o Brasil não é foco da doença, que todos os casos de contaminação vieram de países vizinhos, que o índice de letalidade da doença ainda é considerado baixo e que a maioria dos casos apresenta características leves.

E nisso eu te pergunto Temporão: Até quando???

Quando o senhor ira descruzar os braços para tomar alguma atitude?

Morte por acaso é algo leve???

Do que consigo perceber nos noticiários o senhor virou um porta-voz para a doença, aparece em rede nacional apenas para engordar as estatísticas e índices de contaminação do influenza A. Acredito que a gripe não precise de marketing, mas sim de combate. Não adianta querer ganhar tempo apostando todas as fichas no desenvolvimento de uma vacina. O que é realmente necessário é o esclarecimento à população, já que a doença não tem pressa para ir embora. Na Argentina até ministro a gripe já derrubou. Foi o caso da ministra da Saúde Graciela Ocaña que renunciou ao cargo.

Será que o vírus precisa chegar a Brasília para que algo seja feito? No Brasil já foram registrados um total de 625 casos.

Esses números já não são o bastante?

...E o governo não muda a estratégia

Vão alegar o quê?


Que a gripe é apenas uma "marolinha".

Nenhum comentário: